Maior nível de segurança e conforto

Em relação ao conforto e à segurança da viagem nos comboios magnéticos rápidos podem ser, claramente, superiores a outros sistemas de tráfego rápido, conduzidos por bitolas. Através de um suporte colocado à volta da via de comunicação (Alemanha) ou de um assentamento colocado na via de comunicação (Japão), os veículos são, principalmente, seguros e não correm o risco de descarrilar. Os comboios magnéticos são, em suma, considerados como os sistemas de tráfego rápido mais seguros e confortáveis do mundo.

Devido à disponibilidade do espaço interior (cabine), muitas vezes, consideravelmente, grande dos veículos - comboios magnéticos - pode ser, geralmente, vencido o desagrado em relação aos espaços, relativamente, apertados de muitos sistemas de roda-carril.

Por exemplo, a extensão do veículo em mais um metro do Transrapid possibilita nova liberdade de espaço, melhores opções, como por exemplo, os assentos e, em suma, um nível de conforto mais alto. Dado que o comboio magnético levita sobre campos magnéticos permite assegurar maior conforto em viagem, com velocidades mais elevadas, o mesmo não pode ser observado em velocidades baixas nos sistemas de roda-carril. O Linimo japonês assim como o Rotem Urban Maglev da Corea do Sul demonstram este conforto da viagem em uso nas cidades.

Também, relativamente aos sismos, os comboios magnéticos rápidos são considerados como os sistemas de tráfego rápido mais seguros (acentua-se este aspecto, especialmente, no comboio magnético rápido japonês).