As instalações piloto compreendem-se como condições para êxitos inovadores!

As instalações piloto são uma condição para o aperfeiçoamento dos respectivos sistemas de comboio magnético rápido. Um significado especial é atribuído às instalações piloto nas regiões Yamanashi, no Japão, e em Emsland, na Alemanha (TVE), para a realização dos testes específicos, para os projectos do comboio magnético rápido. Aqui se simula e optimiza as travessas, especiais, e as especificações que podem ser realizadas em projectos, em regiões longínquas. Os intervalos de realização para os projectos em todo o mundo podem ser reduzidos, consideravelmente, através de ensaios em instalações piloto – parcialmente, por anos.

A estrutura do comboio magnético pode ser programada mais rápida e economicamente, se as condições das operações futuras forem simuladas numa instalação piloto. A optimização dos parâmetros da operação e das travessas realizam-se, já, antes e não como reacção a problemas surgidos, como acontece em muitos casos, nos projectos de roda-carril.

Tanto para o tráfego de alta velocidade como para os comboios magnéticos rápidos, como para os serviços regionais como para os comboios magnéticos suburbanos (“Urban Maglev"), as instalações piloto e os ensaios operados, continuamente, têm uma grande importância para a realização e aperfeiçoamento dos projectos de tráfego.